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Economia: Dicas de Gestão “Especial Natal”

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10 de dezembro de 2011

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Economia: Dicas de Gestão “Especial Natal”

Nesta época os consumidores estão cheios de necessidades de consumo e esperam sempre serem bem atendidos, motivo pelo qual as lojas precisam estar preparadas. Pensando nisso, reunimos algumas dicas rápidas de gestão, principalmente para o setor varejista, que podem ser aplicadas ainda neste natal. Aproveite as sugestões, seja inovador, aumente o seu faturamento neste período e ainda fidelize seus clientes para que voltem durante o próximo ano.

- Vitrine organizada: Sempre que possível, coloque na vitrine peças que você vai ter no interior da loja para o seu cliente provar com mais facilidade. Além de agilizar o atendimento, a vitrine também ficará mais tempo organizada.

- Atrativo na frente da loja: É interessante ter na frente da sua loja um dos símbolos mais forte do Natal, o Papai Noel. Mas se você contratar um, não o faça gritar ou chamar a atenção à força, instrua-o a ser discreto. As crianças e também os adultos vão chegar perto dele automaticamente. Cuidado com a música de natal alta na frente da loja. Chame atenção, mas com classe.

- Equipe engajada: Sua equipe será responsável por praticamente todo o seu faturamento. Além disso, seus funcionários terão que trabalhar em horários quase desumanos. Então faça o possível para que todos se sintam bem, os trate com educação e favoreça os momentos para refeições. Pague comissões e ofereça um presente extra para uma meta coletiva. Se a meta não for impossível, eles vão atingir.

- Loja organizada: O interessante é contratar uma pessoa apenas para este fim, alguém bem ágil e, de preferência, que não seja confundido com um vendedor. Ele não precisa nem usar o uniforme da loja, apenas ir retirando e organizando os produtos em outro local e repor no local de venda. Quanto mais organizado estiver o ambiente, maior será a eficiência dos seus vendedores, sobrando tempo para atenderem outras pessoas.

- Guarda volumes: É comum os clientes entram na sua loja com muitas sacolas nas mãos. Isso é ótimo! Este é um cliente em potencial, provavelmente deixou para fazer todas as compras em um único dia. Tenha um local para guardar essas sacolas, mas seja ativo. Geralmente, as pessoas não vão até o local determinado para colocarem seus pertences. Então, seja educado e pergunte se o cliente deseja guardar as bolsas. Cuidado para não passar a ideia de que é obrigatório, seja gentil e diga que é para o conforto dele.

- Provadores: Encontre uma solução para ter mais locais para provar roupas, valendo até usar uma parte extra da loja para este fim. Coloque muitos ganchos nos provedores, pois os clientes não gostam de colocar suas roupas no chão e muito menos os produtos da loja. Prepare o local para ser eficiente, um provador claro e perfumado também é muito agradável, não esqueça da limpeza diária.

- Pacotes de presente: Geralmente as compras de natal são para presentear e presente precisa estar embrulhado. Se você não tem estrutura para isso, compre aqueles sacos laminados e dê ao cliente para que faça o pacote em casa. Já ajuda muito, pois eles são práticos e bonitos.

- Descontos: Muitos clientes estão com dinheiro vivo nas mãos, pois receberam o décimo terceiro e as férias. Se o cliente pedir um abatimento no preço para pagar à vista, conceda o desconto, mesmo que pequeno. Lembre-se que em janeiro você fará liquidação dando até 50% de desconto nas mercadorias que sobraram do Natal, então 5% agora não fará tanta diferença e o consumidor ficará feliz.

- Fidelizar os clientes: Aproveite esta época do ano para fidelizar os clientes. Assim eles acabarão voltando durante o ano seguinte, pois sabemos, que não é só de natal que vive uma loja. O surpreenda com um pequeno mimo, pode ser um bombom, uma rosa, um cafezinho, uma mensagem no dia do natal e, principalmente, se ele voltar para fazer uma troca, o atenda da melhor forma possível.
Os consumidores aprenderam a pesquisar por melhores preços, fazer compras on-line e até aguardar o período de liquidação. Então, se o cliente entrar na sua loja, faça a diferença compreendendo seus desejos e o atendendo de uma forma muito surpreendente!

 

Por,
Thaise Teixeira
Especialista em Gestão Empresarial
www.dicasdegestao.com.br

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(2) Comentários lidos

  1. Thaise Teixeira
    10 de dezembro de 2011 at 13:30

    Olá Maíra, é como eu disse, quem quiser ser bem atendido no comercio esse ano tem que compartilhar essas dicas!!! Valeu a parceria! Abraços, Thaise"

    • mairarabassa
      10 de dezembro de 2011 at 13:36

      Tomara que os lojistas leiam estas dicas e se orientem por elas! =D

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