Monday, Mar. 18, 2019

Comportamento: E você acha tudo isso natural?!

Escrito por:

|

7 de outubro de 2012

|

Publicado em:

Comportamento: E você acha tudo isso natural?!

É incrível como as pessoas acabam se habituando com a violência , a barbárie disfarçada de vingança apelidada de justiça. É isso que as novelas em especial a trama global do horário do nobre vem retratando nos seus capítulos. Quando acompanhamos os noticiários que falam sobre crimes bárbaros com requintes de crueldade as pessoas se revoltam , protestam ficam indignadas no entanto , as novelas trazem uma série de pontos negativos para formação das crianças e os pais não levam em consideração este aspecto.

As novelas são classificadas como entretenimento, mas não podemos esquecer que elas são formadoras de opinião. Essa não é a primeira novela a mostrar a bigamia com naturalidade, mas é a que veio quebrando a condição de certo e errado. O jeito “ Suelen” de ser, é admirado por milhares de brasileiros a super valorização do corpo feminino à venda feito mercadoria. O triângulo amoroso entre os personagens e as trocas de casais tudo isso é comum. Ou não? Nina/ Rita pode usar tudo e todos em nome da vingança. Carminha compra tudo , manipula, rouba, faz chantagem, trai é natural afinal de contas, é novela. Será que o caráter duvidoso de ambas não serve de estímulo para muitos casos da vida real?

A intenção aqui não é criticar a telenovela, mas despertar nos telespectadores um ponto de reflexão sobre os nossos valores e conceitos. Você tem todo o direito de escolha desde que esteja consciente da mesma. Não podemos deixar de pensar sobre essas questões importantes e ter tudo como naturalidade. O lúdico pode perfeitamente se tornar real à medida que vamos acostumando com as cenas de violências , preconceito e tratamento desigual. A falta de padrões e limites na televisão brasileira aos poucos está apagando requisitos necessários para convivência pacífica. Não vamos nos prender a discussões sobre censura seria desnecessário, liberdade de expressão é fundamental, mas bom senso faz parte desde convívio.

O que não pode haver é a inversão de valores ter a novela como parâmetro social quando deveria ser o contrário. Sendo assim cuidado porque as Ninas e Carminhas podem adentrar a sua casa a qualquer momento e dizer o que e como você deve viver.

Por,
Emanuela da Silva
Jornalista e Colaboradora do Blog

Leia também:

Share This Article

Related News

Comportamento: Crise de identidade
Cultura: Publicitário criciumense lança livro de poesias e crônicas
Comportamento:  Questões para repensar ou discordar. A escolha é sua!

About Author

mairarabassa



(1) Comentário lido

  1. Marilene de Oliveira
    8 de outubro de 2012 at 16:06

    Pois é, Emanuela, somos formadores de opiniões, mas sinto pena da forma que as pessoas querem ou acham que podem interpretar o que acontece nas novelas, como dinheiro fácil, vivendo da felicidade e a custa dos outros que com o próprio suor conseguem crescer na vida; a sede de vingança e de poder a qualquer custo, mesmo que no final, saía ferido, e ainda não se redime quando está errado, jurando de pé junto que não é culpado. Isso tudo que vemos ou assistimos todos os dias em nossas casas, não é exemplo para nossas crianças, futuras formadoras de opiniões.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>