Saturday, Apr. 20, 2019

Comportamento: The Voice Brasil x Ídolos

Escrito por:

|

21 de outubro de 2012

|

Publicado em:

Comportamento: The Voice Brasil x Ídolos

Os reality´s de música com moldes internacionais chegaram ao Brasil e fazem o maior sucesso. Atualmente duas emissoras concorrem em dias diferentes, mas com mesma proposta de descobrir a voz que identifique o Brasil. No entanto há uma diferença grande entre os dois programas. O Ídolos é a versão brasileira do American Idol com algumas adaptações são três juízes comentando , criticando o candidato e facilita a votação do público. A edição do Ídolos deste ano tem como jurados Fafá de Belém, Supla e Marco Camargo. Os candidatos parecem que foram escolhidos para aumenta audiência, não pelo seu potencial vocal e sim pelo ar de comédia. Não sei como as pessoas se prestam a um papel ridículo por um minuto de fama. Uma comédia bizarra cheia de pessoas gritando, dançando, aparências estranhas e esquisitices. E a música onde fica? Os jurados debocham, riem dos candidatos que por sua vez revidam com xingamentos quando são questionados sobre o resultado. O repertório da maioria dos cantores é composto por hits do momento, sertanejo universitário, funk, hap, pagode, axé, tecno brega.

Enquanto isso a concorrente traz a proposta de programa musical são quatro técnicos avaliando e recrutando vozes para suas equipes, Carlinhos Brow, Lulu Santos, Daniel e Cláudia Leite. O The Voice Brasil é exibido num horário pouco privilegiado, no entanto, a qualidade musical é a marca do programa. Os candidatos chegam com repertório variado e estilos diversificados, e um alto padrão competitivo. Cada técnico no seu estilo dão dicas sobre a arte do “cantar”. A escolha das músicas e a forma como elas são apresentadas vem chamando atenção dos amantes da música. Os clássicos da MPB com novos arranjos e interpretação própria, canções internacionais consagradas. Cada técnico com seu estilo e conhecimento musical forma seu time agregando ao candidato experiência.

Os dois programas são musicais, no entanto, a velha fórmula de apimentar a audiência com humor está dividindo as opiniões do público. A disputa entre as emissoras por esse público que curte música está apenas no começo. Ambos estão em fases iniciais, porém um deles já tem formato definido vai ao ar há alguns anos, o outro estreou faz algumas semanas e promete atrações de qualidades.

Vamos aguardar as próximas apresentações em ambos os programas e acompanhar como será a procura pela voz que identifique o Brasil. Tomara que esta disputa sirva para mostrar a riqueza de ritmos e estilos que compõe a cultura brasileira. Essa diversidade de sons está muito além dos hits comerciais que somos obrigados a ouvir, pois estão por toda parte.


Por

Emanuela da Silva 
Jornalista e Colaboradora do Blog 

Leia também:

Share This Article

Related News

Comportamento: Crise de identidade
Cultura: Publicitário criciumense lança livro de poesias e crônicas
Comportamento:  Questões para repensar ou discordar. A escolha é sua!

About Author

mairarabassa



(2) Comentários lidos

  1. Marilene de Oliveira
    22 de outubro de 2012 at 16:16

    Olá Emanuela, acompanho o The Voice Brasil desde o início e vejo que ali sim veremos uma disputa acirrada pelo espaço na música popular brasileira, pois ali não estão buscando um rostinho bonito e sim a qualidade vocal, nós que fazemos parte do ramo musical sabemos o quão é difícil buscar o nosso espaço.

  2. Marco Aurélio
    13 de novembro de 2012 at 23:39

    Texto sem conhecimento de causa. Você esqueceu (ou não sabe) que o Ídolos não é só aquela fase de audições do início? Veja melhor, apure suas críticas e faça um texto melhor que esse.

Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>