Saturday, Dec. 16, 2017

Música: A origem do Rock N’ Roll, por Gigantes do Rock

Escrito por:

|

8 de março de 2013

|

Publicado em:

Música: A origem do Rock N’ Roll, por Gigantes do Rock

Para o Gigantes do Rock uma nova era se inicia!

Traremos ao leitor semanalmente neste espaço uma revisão do que de melhor se produziu nos anos 60, 70, 80 e, também, da atualidade.  Não apenas ficaremos restritos ao bom e velho Rock N’ Roll, porque também existe vida fora do Rock.

Você, caríssimo leitor, acompanhará cadernos atraentes, variados e progressivos, tais como: Rock N’ Roll de Verdade, MPB na Essência, Black Night!, Gigantes do Rock Classic, A mulher no Rock’n'Roll e adjacências, Gigantes do Rock A La Carte, entre outros.

Confiram:

Gigantes do Rock – Rock N’Roll de verdade!

A origem do Rock N’ Roll

 

Chuck Berry, com Roll Over Beethoven & Little Richard, com Good Golly Miss Molly, dois clássicos que serão pilares do que virá na sequência para o Rock and Roll. Até hoje, ainda é cometida uma grande injustiça com o elemento negro no surgimento do Rock. O forte racismo norte-americano sempre manteve os músicos negros na marginalidade.

Isso só muda com o Lançamento de Bill Halley, Elvis Presley, Jerry Lee Lewis. Agora deu! Finalmente os brancos tomaram conta desse estilo musical… Não dá pra negar o talento e a qualidade musical dos brancos no Rock, mas daí pra frente os negros se retraíram, com esporádicos talentos como Jimmi Hendrix, por outro lado, assumiram com força e vigor o Blues e o Rhythm & Blues. Só que isso… É outra história…

 

Bill Halley & Seus Cometas e Elvis Presley

A primeira banda branca e a bela figura do Rock.

 

Haviam outras bandas, com certeza, mas Bill Halley & Seus Cometas se destacaram, com uma sonoridade diferente, com uma movimentação de palco inédita na época. Tocando bailinhos, realizando apresentações em ginásios de esporte e, pela primeira vez, provocando a histeria nas menininhas. Mas tinha um porém, os músicos eram todos maduros. Algo tinha que ser feito…

E acontece!

Em Menphis, no Tenessee, um agente musical chamado Coronel Parker, descobre a grande sacada. Uma voz poderosa, alto, moreno, olhos azuis… Um rosto harmônico, em um corpo incrivelmente bem proporcionado, surge o mito!!!

Elvis Presley definiu o novo Rock N’ Roll branco. Sem nunca ter composto uma linha, lançou um sucesso atrás do outro, com músicas simples e de fácil assimilação. Ele caiu como uma luva dentro do contexto vigente de inconformismo da juventude americana, explodindo o coração das menininhas por conta da sua sensualidade aliada aos seus movimentos de cintura, que lhe renderam o apelido de ”Elvis, the pelvis”.

O conservadorismo norte-americano simplesmente abriu uma guerra contra Elvis Presley e o Rock, o que serviu apenas para fortalecer o seu sucesso.

Na próxima abordagem do Gigantes do Rock  - Rock N’ Roll de Verdade: Foram os Beatles uma banda de Rock?

Acompanhe as novidades em nosso perfil no Facebook: facebook.com/gigantesdorock ou fale com a gente pelo e-mail gigantesdorock@hotmail.com.

 

Leia também:

Share This Article

Related News

Comportamento: Crise de identidade
Cultura: Publicitário criciumense lança livro de poesias e crônicas
Comportamento:  Questões para repensar ou discordar. A escolha é sua!

About Author

mairarabassa



Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>