Saturday, Dec. 16, 2017

Música: Renato & Seus Blue Caps – A banda que traduziu os Beatles!

Escrito por:

|

28 de março de 2013

|

Publicado em:

Música: Renato & Seus Blue Caps – A banda que traduziu os Beatles!

Embora no final dos anos 50 os irmãos Renato e Paulo Cezar Barros já tivessem dado seus primeiros passinhos em direção ao bom e jovem rock and roll, somente 10 anos depois viria o sucesso e a consolidação da banda Renato & seus Blue Caps.  Como todo começo difícil, os irmãos Barros e seus amigos ralaram tocando de maneira descompromissada para os amigos e também gravaram seu primeiro 78 rotações e seu primeiro LP por uma gravadora pequena. Nada aconteceu.

Mas os irmãos não desistiram, continuaram se aprimorando musicalmente. E em 63 a banda teve seu primeiro vínculo com a gravadora CBS, quando acompanharam Roberto Carlos nas gravações dos hits “Splish Splash” e “Parei na contramão”. Em 64, por insistência de Roberto Carlos, os garotos foram contratados pela gravadora e lançaram um compacto que não fez muito sucesso. Apesar disso, a banda já era bastante conhecida no Rio de Janeiro por conta das inúmeras apresentações em programas de rádio e aparições na televisão.

1965 – CHEGA O SUCESSO

Nesse ano a CBS concordou em lançar mais um compacto da banda e durante as gravações Renato Barros fez uma versão despretensiosa de “I Should Knowm Better”, dos Beatles, que recebeu o nome de “Menina Linda”. A música ficou tão boa e caiu tão bem no gosto popular que projetou a banda como um sucesso nacional.

Daí pra frente tudo mudou para a melhor. A banda recebeu convites para participar do Programa Jovem Guarda, na TV Record, onde Renato & Seus Blue Caps conquistaram, definitivamente, seu espaço na música jovem. Nesse momento, ninguém melhor do que Renato & Seus Blue Caps conseguiu verter os Beatles, chegando, várias vezes, a superar a vendagem dos originais. Mas também tinham composições próprias que caíram no gosto da juventude.  (Nada melhor do que Renato & Seus Blue Caps para fazer a alegria das festinhas com seus LPs rodados nas radiolas Philips, regados a muita cuba libre e gasosa.)

CRISE DE EGO – O SUCESSO ABALA A RELAÇÃO DOS IRMÃOS BARROS

Nesse momento a banda está no auge, emprestando sua sonoridade para grandes nomes da Jovem Guarda, inclusive participaram da gravação do LP “Ritmo de Aventura”, de Roberto Carlos (o que, talvez, tenha sido o melhor LP de RC). O sucesso vai de vento em popa quando começam as trocas na formação da banda. Isso não agradou os fãs. Numa crise de egocentrismo, o baixista Paulo Cezar Barros abandona o irmão e grava um compacto na tentativa de se lançar numa solo. Fracasso total.

Isso abalou profundamente a banda, a coisa nunca mais foi a mesma. E começa o início do declínio deles. Com o final dos Beatles, em 1969, faltou munição para o Renato.  A nova tendência do rock mundial e a forte atuação de marketing das grandes bandas mundiais no Brasil, sepultaram as versões. Agora Renato & Seus Blue Caps não se justificavam mais. Agonizaram, agonizaram, mudaram a formação.

Em 1971 Paulo Cezar retornou para a banda, mas saiu e 1973 novamente. A partir daí o ocaso bate a porta. Bandas como Renato & Seus Blue Caps, Os Incríveis, The Jordans, The Fevers e outros mais somem na poeira!

GRANDES MÚSICOS QUE FIZERAM PARTE DE RENATO & SEUS BLUE CAPS

Há que se consideram grandes nomes que, durante a trajetória da banda, por ali estiveram: Ed Wilson, Scaramboni, Michael Sullivan e Raul Seixas (como compositor e tradutor, sob o pseudônimo de Raulzito).


Renato & Seus Blue Caps – Menina Linda


Renato & SEus Blue Caps – Feche os Olhos


Renato & Seus Blue Caps – O Meu Primeiro Amor


Se quiser saber como anda essa turma nos dias de hoje, procurem no Tube por “The Original”. E na próxima coluna, como prometido: Rolling Stones – a essência do bom e velho rock and roll.  Quer viajar mais com o GIGANTES DO ROCK? Acesse nosso Facebook, é só procurar por Gigantes do Rock.

 

Leia também:

Share This Article

Related News

Comportamento: Crise de identidade
Cultura: Publicitário criciumense lança livro de poesias e crônicas
Comportamento:  Questões para repensar ou discordar. A escolha é sua!

About Author

mairarabassa



Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>