Thursday, Apr. 18, 2019

Comportamento: Black Blocs na luta pelo bem da maioria. Será?

Escrito por:

|

7 de julho de 2014

|

Publicado em:

Comportamento: Black Blocs na luta pelo bem da maioria. Será?

Insurgir-se contra alguma coisa, dar demonstrações de repulsa ou revolta contra algo é o significado da palavra PROTESTO! Mas o que presenciamos nos últimos tempos vai além destes significados. O ato de protestar é um ato legal desde que não infrinjam as leis vigentes. Mostrar indignação e lutar pelos seus direitos é sem duvidas algo que merece atenção de todos, no entanto, alguns pontos são interessantes de serem observados. Quem são essas pessoas e qual o motivo da indignação? Será que toda aquela multidão esta realmente seguindo o seu ideal, luta pela sua classe ou tem outro tipo de interesse envolvido? Cenas de confrontos, agressões e violência é essa a imagem que ficou quando ouvimos as palavras protestos e manifestações.

O Programa Conexão Repórter , SBT exibido no dia 02 de Julho, o repórter Roberto Cabrini falou sobre as manifestações e entrevistou alguns membros do movimento Black Blocs. Os membros devidamente encapuzados roupas pretas, rosto coberto, os advogados que os representam, enfermeiro, jornalista. Todos afirmaram que a tática deste grupo é defensiva para proteger os manifestantes independentes de leis ou força policial, não importa a depredação ao patrimônio público, pois tudo é pela causa.

De acordo com um dos líderes do grupo eles são formam uma rede nacional atuando nos protestos. Não se declararam vândalos e justificam a violência é uma maneira para se defender. Afirmam que é possível viver em sociedade sem governo. A maioria dos entrevistados era de classe média, cursam faculdade, alguns têm trabalho fixo e se declaram anarquistas, defendem a “causa” até a morte mas não são bandidos.

Será que esse é o caminho? Depredar o patrimônio público ou privado, saquear e provocar o caos vai resolver o problema? Que tipo defesa é essa? Quem patrocina essas pessoas sem rosto que influenciam as outras a participarem destas ações? Não estariam agindo de má fé com o povo que eles dizem defender com a própria vida?

Não penso que a violência, a intolerância vá resolver algum problema pelo contrário nos fará tão bandidos quanto nossos “inimigos”. Sabemos que no Brasil há corrupção, suborno, tráfico de influências que a saúde pública é um problema, a educação e segurança idem, mas não justifica toda essa barbárie. Os integrantes dos Black Blocs podem ser considerados lunáticos sonhando com o impossível como várias pessoas já os definiram, porém, não vamos esquecer que eles são os “heróis” da nova geração. Ou seja, essa influência pode se tornar um padrão comportamental da próxima geração.

Por,
Emanuela da Silva
Jornalista e Colaboradora do Blog

Leia também:

Share This Article

Related News

Comportamento: Crise de identidade
Cultura: Publicitário criciumense lança livro de poesias e crônicas
Comportamento:  Questões para repensar ou discordar. A escolha é sua!

About Author

mairarabassa



Deixe um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>